Instituto Guaicuy

No Dia do Pescador, veja detalhes sobre audiência que debateu licença e espécies de peixes em extinção no São Francisco

29 de junho, 2022, por Guaicuy

No Dia do Pescador, o Guaicuy traz informações sobre a Audiência Pública que ocorreu na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (27/06). A reunião discutiu temas importantes que afetam a vida de quem trabalha com a pesca, como tantos profissionais da Bacia do Paraopeba e da Represa de Três Marias, territórios que têm comunidades assessoradas pelo Guaicuy.

Além das dificuldades encontradas nos procedimentos e prazos para manutenção das licenças da profissão, foram debatidas as Portarias 872 (que determinou a suspensão das licenças de mais de 12 mil pescadores profissionais) e a 148, que inclui o surubim e o pacamã (ou pacamão) na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Durante a audiência, alguns pescadores e representantes de entidades da classe reivindicaram participação nas tomadas de decisão. Para isso, pediram que sejam levados em conta os saberes tradicionais e culturais e as especificidades de cada região.

Sr. Norberto, pescador de Três Marias assessorado pelo Guaicuy, participou da audiência e refletiu sobre o que tem impactado a saúde das águas do país:
“Quem vai acabar com as nossas águas e nossos peixes chama-se agronegócio. Agronegócio, indústria e barragem vão acabar com todas as águas do rio, acabar com os peixes e acabar com a gente também.”

Dia do Pescador: Reprodução da Audiência Pública na Câmara dos Deputados com o Sr. Norberto
Sr. Norberto, pescador de Três Marias (Reprodução da internet)

Vanessa Gaudereto, mestranda em pesca e aquicultura e analista da equipe de Ciências Agrárias do Guaicuy, refletiu sobre as falhas dos sistemas de regulamentação e fiscalização da categoria:

“Sem razões, sem reais justificativas, essa portaria só traz prejuízos. Prejuízos para o estado e prejuízo para a sociedade, além de ser um desrespeito com o pescador. A maioria dos pescadores são analfabetos, e o ministério requer que eles façam um processo extremamente burocrático”.

Veja aqui a Audiência Pública na íntegra!

29 de junho, Dia da Pescadora e do Pescador

O Dia do Pescador é comemorado em 29 de junho, em homenagem a São Pedro, padroeiro desta que é uma das profissões mais antigas do mundo. E nesse dia tão importante, o Instituto Guaicuy celebra as mulheres e homens que diariamente lançam suas redes nos rios e mares do Brasil, colocando alimento na mesa das pessoas, gerando renda, contribuindo com a economia e desenvolvimento local, e, sobretudo, ajudando a preservar a saúde das nossas águas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!