Instituto Guaicuy

Confira como foi o Momento 4 da construção do Anexo 1.1 em territórios atingidos pela Vale

31 de maio, 2024, por Laura de Las Casas

Anexo 1.1 destina dinheiro para projetos de demandas das comunidades prejudicadas e linhas de crédito e microcrédito. 

Em maio, aconteceram os encontros entre a Cáritas e as  pessoas atingidas pelo rompimento da Vale ,  para o Momento 4 da construção do Plano de Trabalho do Anexo 1.1 do Acordo de Reparação. O Anexo 1.1 é o pedaço do Acordo de Reparação Judicial, firmado entre Vale e Poder Público em 2021. Ele destina R$3 bilhões para projetos de demandas das comunidades prejudicadas e linhas de crédito e microcrédito. A parceria liderada pela Cáritas vai administrar 10% do valor (R$300 milhões). 

O objetivo dos encontros, que estão sendo divididos em cinco Momentos, é construir o Plano de Trabalho para estabelecer as diretrizes de execução dos recursos reservados para o Anexo 1.1, que inclui Projetos de Demandas das Comunidades Atingidas e as Linhas de Crédito e Microcrédito. Já aconteceram os Momentos 1, 2,3 e 4 da composição do Plano de Ação. No primeiro, foram feitas reuniões em todas as Regiões, conduzidas pela Cáritas, durante o mês de março, para mobilização e apresentação da atuação da Entidade Gestora. No Momento 2, foram realizadas reuniões para a construção do Plano de Ação, por temas. Os encontros ocorreram em abril, abordando seis temas: Plano de Recuperação Socioeconômica, Desenho Institucional de Governança, Sistema de Participação, Fluxo de Projetos, Gestão do Crédito e Microcrédito, Gestão Fiduciária do Recursos. 

Entenda os principais temas da proposta da entidade gestora do Anexo 1.1

Já o Momento 3 aconteceu presencialmente em São Gonçalo do Abaeté no começo de maio, conduzido pela Cáritas, e serviu para nivelar informações, e debater consensos e divergências. Todos os momentos da construção do Plano de Ação contaram com encontros direcionados especificamente aos Povos e Comunidades Tradicionais prejudicados pela mineradora. 

Após as três primeiras etapas, o Momento 4 foi o último antes da apresentação da proposta definitiva pela Entidade Gestora do Anexo 1.1. Julia Barbosa, assessora de projetos socioeconômicos do Guaicuy, explicou que a função deste momento foi gerar o primeiro acordo entre as comunidades.  “Foram apresentadas todas as propostas feitas pelas pessoas atingidas dos três temas principais do Anexo 1.1. O primeiro foi a governança do anexo e participação das pessoas atingidas, o segundo tema foi o plano participativo e fluxo de projetos e o terceiro tema o crédito e microcrédito. Essas propostas foram apresentadas para que a gente tivesse um entendimento geral. O que a bacia propôs é que algumas sugestões de texto fossem alterados para preparar, então,  a proposta final que vai ser votada em assembleia no encontro de Bacias que acontece em junho”. 

Participaram desse momento todas as Comissões de Pessoas Atingidas das regiões 4 (Curvelo e Pompéu) e 5 (Abaeté, Biquinhas, Felixlândia, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias). As comissões enviaram representantes que eram referência das Comunidades em relação ao Anexo 1.1, ou seja, pessoas que vinham acompanhando o processo desde o início, participando dos momentos 1, 2 e 3. Depois de muitas sugestões dadas pelas comissões de todas as regiões atingidas, chegou a hora dos debates em busca de consensos entre as comunidades afetadas pela Vale. Desta vez, no Momento 4 do planejamento, o objetivo foi a apresentação e a sistematização dos diálogos que aconteceram em todas as regiões atingidas. “A gente conheceu as demandas das outras regiões, e esperamos chegar num consenso, para que a gente possa andar no mesmo barco e consiga contribuir para todos os atingidos”, resumiu Francisco Hélio, morador de São José do Buriti e integrante da Comissão CSV.

Confira o vídeo do Momento 4 em Pompéu
Confira o vídeo do Momento 4 na Região 5
Confira o vídeo do Momento 4 com os PCTs

Próximos passos
No Momento 5, o texto do Plano de Ação será votado por representantes das comunidades durante o Encontro Inter-regional de Bacia. O evento acontece nos dias 8 e 9 de junho, em Belo Horizonte, quando representantes das pessoas atingidas aprovarão como será a execução das ações de reparação previstas no Anexo 1.1.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!