Instituto Guaicuy

Pessoas atingidas pela Vale dialogam com Governo Federal

1 de junho, 2026, por Comunicação Guaicuy

Pessoas das Regiões 4 e 5 da Bacia do Paraopeba e entorno da represa de Três Marias, atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em 2019, participaram de um importante espaço de diálogo com o Governo Federal. O encontro aconteceu em Belo Horizonte, nos dias 21 e 22 de maio, durante a programação da feira de cidadania “Governo do Brasil na Rua”, com a presença de representantes do poder público, movimentos sociais e organizações populares.

O evento contou com um fórum de participação social e as pessoas atingidas aproveitaram o espaço para apresentar reivindicações, cobrar avanços no processo de reparação e dialogar diretamente com representantes do Governo Federal sobre demandas da população. Guilherme Boulos, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, recebeu as demandas apresentadas pelas pessoas atingidas e reafirmou o compromisso do Governo Federal com o diálogo junto às comunidades.

Entre os principais temas levantados esteve o debate sobre o Novo Auxílio Emergencial para a população atingida. Durante sua fala, o ministro rebateu informações que classificou como falsas sobre uma suposta posição contrária do Governo Federal em relação ao auxílio. Segundo ele, o governo deve atuar para apoiar as discussões e garantir a proteção social das populações atingidas da Bacia do Paraopeba e do entorno da represa de Três Marias.

Lideranças e organizações presentes

Também participaram da atividade organizações e movimentos sociais que acompanham o processo de reparação, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), e parlamentares e representantes políticos, entre eles as vereadoras de Belo Horizonte Juhlia Santos, Iza Lourença e Luiza Dulci, a deputada estadual Bella Gonçalves e os deputados federais Célia Xakriabá e Rogério Corrêa.

Segundo Paula de Sousa Constante, advogada do Instituto Guaicuy, a participação das pessoas atingidas é fundamental e tem sido um elemento central nos espaços de diálogo direto com o Governo Federal e demais agentes de representação. Na oportunidade, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) apresentou considerações sobre a proposta do Novo Auxílio Emergencial, enquanto o Paraopeba Participa apresentou propostas construídas coletivamente para análise posterior pelos órgãos competentes.

Para Paula, a atividade foi importante por possibilitar um espaço qualificado de escuta, diálogo e construção coletiva, fortalecendo a participação social das pessoas atingidas e ampliando as oportunidades de interlocução direta com representantes do poder público sobre temas relevantes para o processo de reparação.

Imagem destacada: Ruy Castro/ASCOM SGPR

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Comentários

  • São Tarcísio GV mg disse:

    E nossa cidade gov Valadares MG. Estamos a Deus dará. sem o nosso rio e sem nossa indenização justa.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!