Instituto Guaicuy

Ação Penal para punir responsáveis pelo desastre-crime da Vale em Brumadinho volta para a Justiça de MG

7 de junho, 2022, por Comunicação Guaicuy

Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acatou recurso movido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)

Nesta segunda-feira (06/06), o ministro do STF Edson Fachin cassou decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e reconheceu a competência da Justiça Estadual de Minas Gerais para processar e julgar os homicídios resultantes do desastre-crime da Vale em Brumadinho. O rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão matou 270 pessoas (duas delas grávidas) em 25 de janeiro de 2019 e deixou um rastro de lama e violação de direitos em toda a Bacia do Paraopeba e no Lago de Três Marias

Uma das 270 vítimas que ainda estava desaparecida, o auxiliar de sondagem Olímpio Gomes Pinto, foi identificado pela Polícia Civil nesta terça-feira (07/06). Olímpio, que morava em Caeté, tinha 56 anos e deixou a esposa e três filhos. Quatro pessoas ainda seguem desaparecidas desde o rompimento. 

Olímpio Gomes Pinto, vítima identificada pela Polícia Civil. (Imagem de Facebook)

O vai e volta do processo criminal

Em outubro de 2021, o STJ havia cassado todas as decisões do processo da Justiça Estadual de Brumadinho e transferido a Ação Penal para a Justiça Federal, acatando argumentos da defesa de que o rompimento afetou sítios arqueológicos que são de responsabilidade da União. Agora, com a decisão de Fachin, após recurso do MPMG, todas as decisões anteriores da Justiça Estadual voltam a valer. 

Para Pedro Andrade, assessor jurídico do Instituto Guaicuy, a decisão do STF corrige um erro anterior. “Na minha opinião, o processo criminal nunca deveria ter sido remetido à Justiça Federal. Os réus devem ser julgados pela Justiça Estadual, ou seja, pelo tribunal de júri local de Brumadinho”, comenta. Segundo o advogado, a transferência para a Justiça Federal se deu por um argumento frágil, que era a existência de bens da União afetados, ainda que o dano a bens federais fosse uma questão meramente acessória. 

“A Justiça Federal só tem competência se houver dolo direto para danos a bens federais. Portanto, é correta a decisão que traz o processo de volta à Justiça Estadual. É uma pena que isso tenha demorado tanto tempo, pois essa ‘disputa de jurisdição’ acabou atrasando mais ainda o processo e beneficiando os réus”, completa Pedro Andrade.

Representantes do Ministério Público de MG disseram em entrevista coletiva nesta terça-feira que, com a nova decisão do STF,  esperam mais rapidez no julgamento. O MPMG busca a responsabilização penal do ex-presidente da Vale e de outras 15 pessoas, entre ex-diretores da Vale e executivos da empresa alemã Tüv Süd (responsável por atestar a segurança da barragem). Eles respondem processo por homicídio qualificado por 270 vezes e por crimes contra a fauna e a flora e de poluição. Ainda cabe recurso dos réus à decisão do ministro Edson Fachin. 

Imagem de Agência Brasil

Diferença entre Ação Penal e Ação Civil Pública

A Ação Penal não afeta a Ação Civil Pública, que diz respeito, por exemplo, à indenização individual das pessoas atingidas e segue tramitando em separado na Justiça. “Trata-se de uma decisão que foi tomada no âmbito do processo penal, ou seja, os crimes que são imputados à Vale, à Tüv Süd e aos seus gestores e técnicos. Isso não vai afetar a Ação Civil Pública que está tramitando para a indenização dos atingidos, pois ela tem natureza civil”, explica Pedro Andrade, assessor jurídico do Instituto Guaicuy. 

Leia a decisão do STF na íntegra clicando aqui

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Comentários

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!