Instituto Guaicuy

Termina sem acordo audiência desta terça-feira que não contou com a participação das pessoas atingidas

17 de novembro, 2020, por Comunicação Guaicuy

Pessoas atingidas não puderam participar da audiência com direito à fala e participação na construção do acordo; TJMG permitiu apenas 1 pessoa por cada uma das 5 regiões afetadas sem garantia de fala


 O Instituto Guaicuy, eleito como Assessoria Técnica Independente (ATI) pelas pessoas atingidas pelo rompimento da rompimento das barragens da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, nas áreas 4 e 5* da bacia do Rio Paraopeba, vem a público se manifestar com relação à audiência realizada, nesta terça-feira (17/11) para tratar sobre a proposta de acordo relacionado à reparação dos danos do desastre, que afetou comunidades de Brumadinho a Três Marias. 

Segundo promotor do Ministério Público de Minas Gerais, André Sperling, o acordo que estava sendo negociado em audiência sem a participação efetiva das pessoas atingidas não foi fechado. Sperling informou que foi definido que o Pagamento Emergencial, que encerraria neste mês, foi prorrogado até 31 de dezembro.

Ainda de acordo com o promotor,  o Ministério Público Federal (MPF) irá formalizar pedido de participação de, ao menos, duas pessoas atingidas por área para a próxima audiência que está marcada para dia 09 de dezembro.

Participaram da audiência apenas os autores do acordo: Vale, Estado de Minas Gerais e as Instituições de Justiça (Ministério Público de Minas Gerais como autor e as Defensorias Públicas Estadual e da União, a Advocacia Geral da União e o Ministério Público Federal, como amicus curae). É importante ressaltar que o Guaicuy não participou da audiência de conciliação e ainda não teve acesso aos termos do acordo que foram negociados.   

O Guaicuy, enquanto ATI, tem como papel garantir a participação informada das comunidades afetadas pelo desastre. No entanto, as comunidades ainda não tiveram acesso aos termos do acordo.

Veja fotos e informações sobre o protesto que as pessoas atingidas realizaram nesta terça-feira (17/11), na porta do Tribunal de Justiça, em Belo Horizonte.

*comunidades de Pompéu e Curvelo (área 4) e do entorno do Lago de Três Marias (área 5).


Saiba mais:

Audiência sobre acordo com a Vale ocorre nesta terça-feira (17/11), sem participação direta das pessoas atingidas e com termos sob confidencialidade

Audiência desta terça (17/11) sobre acordo com a Vale: acompanhe atualizações aqui

Guaicuy se manifesta sobre proposta de acordo relacionado à reparação dos danos do desastre da Vale em Brumadinho

Vítimas e autoridades criticam possível acordo com a Vale

“Passam por cima da gente como se fosse um trator. Como que cinco pessoas vão falar em nome de 300 mil?”

Estado e Instituições de Justiça falam sobre acordo em encontro virtual com pessoas atingidas, mas termos seguem em sigilo

Em live, pessoas atingidas exigem protagonismo e cobram participação em negociações e acesso a termos de acordo proposto pelo Estado de MG à Vale

Assessorias cobram direito à participação dos atingidos e acesso aos termos do acordo

Nota das ATIs sobre possível acordo entre Governo de Minas, Vale e Instituições de Justiça

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!