Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
O Anexo 1.3 é um dos pontos de reparação socioeconômica previstos no Acordo firmado entre Vale e Poder Público para a reparação de danos coletivos e difusos causados pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão. O desastre-crime afetou 26 municípios da Bacia do Rio Paraopeba e da Represa de Três Marias.
Esse anexo prevê a destinação de R$ 2,5 bilhões para projetos de fortalecimento de serviços e políticas públicas em 25 municípios atingidos. A cidade de Brumadinho não está incluída no Anexo 1.3, pois seus projetos estão previstos no Anexo 1.4, exclusivo para o município.
Os recursos para as regiões 4 e 5 foram distribuídos da seguinte forma:
BAIXE AQUI O MANUAL DO ANEXO 1.3
ACESSE AQUI O PAINEL DE ACOMPANHAMENTO DA REGIÃO 4
ACESSE AQUI O PAINEL DE ACOMPANHAMENTO DA REGIÃO 5
Em novembro de 2021, as pessoas atingidas puderam opinar sobre quais projetos de fortalecimento de serviços e políticas públicas consideravam prioritários para seus municípios. A Consulta Popular sobre o Anexo 1.3, que contou com apoio das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) que dão suporte às vítimas da Vale, selecionou inicialmente 103 projetos, que, em seguida, foram avaliados pelo Comitê de Compromitentes (Estado de Minas Gerais e Instituições de Justiça) e enviados à Vale para detalhamento.
Entre os 125 projetos definidos para o Anexo 1.3 na Bacia do Paraopeba, temos:
Os Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) das Regiões 4 e 5 ficaram de fora do processo de Consulta Popular, tanto na indicação de projetos, quanto na votação. Para mitigar essa exclusão, o Comitê Pró Brumadinho elaborou uma nova consulta, a partir dos projetos já apresentados anteriormente, exclusiva para os PCTs, que puderam votar para a inclusão de mais um projeto por município.
No caso das Regiões 4 e 5, naquele momento, apenas o Povo Kaxixó (Martinho Campos e Pompéu) e o Quilombo Saco Barreiro (Pompéu) eram reconhecidos. Martinho Campos não foi contemplado no Acordo Judicial e a gestão do município não solicitou a inclusão, o que limitou a escolha a apenas um projeto para Pompéu. As duas comunidades fizeram processos de escolha próprios e optaram por se unir em uma proposta comum para ambas: a construção de poços artesianos e melhoria de acesso à água potável.
Veja o papel de cada ator envolvido nessa parte do Acordo:
Quanto cada município deve receber do Anexo 1.3 nas áreas assessoradas pelo Guaicuy?
O que é o Anexo 1.3?
Qual a diferença entre os Anexos 1.1, 1.2 e 1.3?
O que é o Pacote de Resposta Rápida?
O que foi a Consulta Popular?
O que são os Projetos Regionais?
O que são Projetos Convertidos?