Instituto Guaicuy

Planos de trabalho

Existem três Planos de Trabalho desenvolvidos, ou em desenvolvimento, para a atuação do Guaicuy como Assessoria Técnica Independente (ATI) das pessoas atingidas pelo desastre-crime da Vale no Paraopeba. Essa divisão acontece porque algumas questões não foram resolvidas no Acordo Judicial, firmado em fevereiro de 2021 entre a Vale e o Poder Público (Governo de Minas Gerais, Ministérios Público Federal e Estadual e Defensoria Pública de Minas).

Planos em execução

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PLANO DE TRABALHO DO ACORDO DA REGIÃO 4

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PLANO DE TRABALHO DO ACORDO DA REGIÃO 5

Planos esperando aprovação

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PLANO DE TRABALHO DO PROCESSO DA REGIÃO 4

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PLANO DE TRABALHO DO PROCESSO DA REGIÃO 5

Confira as principais diferenças entre os planos

X Plano de Trabalho do Acordo Plano de Trabalho do Processo Plano de Trabalho das Indenizações (Liquidação de Sentença)
Tipos de Danos Coletivos e difusos Coletivos e difusos Individuais e Individuais  homogêneos
Principais ações (específicas) Acompanhamento dos Anexos 1.1, 1.2, 1.3 e do Anexo 2 Danos Supervenientes, acompanhamento do
ERSHRE, Diagnósticos e Pesquisas, Medidas Mitigatórias (Situações Emergenciais) e
Acompanhamento de Perícias
Assistência técnica na liquidação e Participação Informada na liquidação.
Ações comuns a todos os Planos Gestão, Participação Informada, Reconhecimento de pessoas atingidas e PCTs Gestão, Participação Informada, Reconhecimento de pessoas atingidas e PCTs Gestão, Participação Informada, Reconhecimento de pessoas atingidas e PCTs
Temporalidade Foram apresentados quatro Planos desde a celebração do Acordo e somente em janeiro/2023 a ATIs receberam o Ofício das IJs com aprovação do Plano de Trabalho apresentado em novembro/2022, observadas ressalvas do Parecer da Camf (mas que não se referiam ao orçamento em geral) O processo corre desde que o rompimento ocorreu, em 2019. Desde a eleição das ATIs, mesmo sem a destinação de recursos, as Assessorias têm realizado os trabalhos de acompanhamento necessários. 

Após decisão judicial de dezembro de 2022, as ATIs apresentaram às IJs os Planos de Trabalho específicos para o Processo. Eles foram juntados ao processo em 10/03/2023.

Atualmente, as ATIs aguardam decisão judicial que destine os recursos para que se mantenha o acompanhamento das atividades.

Após a decisão judicial de 14/03/2023, as Assessorias Técnicas Independentes aguardam o avanço do processo para entregar seus Planos de Trabalhos específicos para o acompanhamento das questões individuais.

A liberação de recursos dependerá, posteriormente, de decisão judicial e da duração da condição de assistente técnico.

Quem define? Maria de Lourdes Tonucci Cerqueira Oliveira, juíza responsável pelo processo, conforme pedido dos compromitentes que assinaram o Acordo: MPF, MPMG, DPMG e Governo de MG. Maria de Lourdes Tonucci Cerqueira Oliveira, juíza responsável pelo processo.

A Vale pode contestar.

Maria de Lourdes Tonucci Cerqueira Oliveira, juíza responsável pelo processo.

A Vale pode contestar.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!