O Instituto Guaicuy tem o compromisso de promover a transparência quanto às suas atividades, seus gastos e ao cumprimento dos seus objetivos pactuados junto às pessoas atingidas.
No âmbito da ATI Paraopeba, de acordo com o Termo de Compromisso assinado entre as Instituições de Justiça e as Assessorias Técnicas Independentes, cabe às ATIs realizar a prestação de contas finalística e financeira através da apresentação de relatórios trimestrais, que deverão ser entregues à auditoria independente e à CAMF, com cópia para a Secretaria Executiva do Acordo Judicial e, ainda disponibilizados nos sítios de internet das ATIs. Dessa forma, o Instituto Guaicuy cumpre com o pactuado e reforça o seu compromisso com a transparência.
Com o objetivo de contextualizar os interessados e facilitar a leitura dos relatórios trimestrais, será apresentada a metodologia de prestação de contas finalística realizada pelo Guaicuy e, em seguida, serão apresentados os destaques de cada trimestre e disponibilizados os Relatórios Trimestrais Finalístico e Financeiro.
Conforme definido no Plano de Trabalho, o projeto da ATI Paraopeba possui 7 grandes eixos de atuação, sendo eles:
Cada eixo possui um objetivo específico que deverá ser alcançado a partir da execução de atividades programadas no Plano de Trabalho. Cada uma destas é realizada por meio de atividades internas – como elaboração de documentos e estudos técnicos – e, principalmente, através da realização de atividades com as pessoas atingidas.
A Assessoria de Tecnologia, Monitoramento e Avaliação é responsável por realizar a prestação de contas finalística do projeto a partir do:
A partir deste acompanhamento contínuo, é elaborado um Relatório de Prestação de Contas Finalístico e Financeiro que apresenta os resultados, avanços e desafios vivenciados no período, bem como as evidências que comprovam as atividades realizadas e o andamento dos eixos no que se refere ao alcance dos objetivos específicos. Além disso, ele também é composto pela prestação de contas financeiras do trimestre.